Esses quatro grupos de fitoplâncton têm antenas com diferentes propriedades espectrais. A deconvolução é baseada em diferenças na emissão de fluorescência induzida por excitação de múltiplos comprimentos de onda. Os instrumentos apresentam detecção de fluorescência extremamente sensível até uma concentração de 0,1 µg Chl a/l; concentrações que são tipicamente encontradas em águas superficiais naturais ou águas marinhas costeiras. A análise diferencial da amostra por medições de PAM, como análise de extinção de pulso de saturação, determinação do rendimento quântico efetivo de PS II, curvas de resposta à luz e curvas de indução fornecem dados abrangentes sobre o desempenho fotossintético das diversas algas. Além disso, um modo de cinética rápida para avaliação da seção transversal de absorção dependente do comprimento de onda de PS II, σII(λ), com base na avaliação da cinética O-I1 é fornecido para culturas únicas.
Os fluorômetros de clorofila PHYTO-PAM-II apresentam cinco comprimentos de onda de luz de medição (440, 480, 540, 590 e 625 nm) para excitação e desconvolução simultâneas de quatro grupos de algas. As mesmas cinco cores mais o branco são fornecidas para iluminação actínica e determinação da seção transversal de absorção dependente do comprimento de onda.
O PHYTO-PAM-II está atualmente disponível em duas versões: uma versão COMPACT e uma versão MODULAR. Além disso, uma versão FIBER está disponível com quatro comprimentos de onda de excitação (470, 520, 645 e 665 nm) e uma fonte de luz actínica (655 nm).